quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Expressionismo no Brasil

No Brasil o movimento foi muito importante.Observa-se,um desejo expresso e intenso de pesquisar nossa realidade social,espiritual e cultural.

Os principais artistas que apresentam características expressionistas em suas criações são:

Cândido Portinari:importante pintor brasileiro,que expressava em suas obras o papel que os artistas da época propunham:denunciar as desigualdades da sociedade brasileira e as conseqüências desse desequilibrio. Seu trabalho ficou conhecido internacionalmente através dos corpos humanos sugerindo volume e pés enormes que fazem com que as figuras pareçam relacionar-se intimamente com a terra,esta sempre pintada em tons muito vermelhos.Sua pintura retratou os retirantes nordestinos,os cangaceiros e abordou temas do conteúdo histórico do nosso país como,Tiradentes(no Memorial da América Latina,em São Paulo)e o painel A Guerra e a Paz(pintado em 1957 para sede da ONU).

Anita Malfatti:sua arte era livre das limitações que o academicismo impunha,seus trabalhos se tornaram marcos na pintura moderna brasileira,por seu comprometimento com as novas tendências.Suas obras:A Estudante Russa,O Homem Amarelo,Mulher de Cabelos Verdes e Caboclinha.

Lazar Segall:suas cores fortes procuram expressar as paixões e sofrimentos dos seres humanos.Seus personagens são mulatas,prostitutas e marinheiros;suas paisagens,favelas e bananeiras.Anos mais tarde dedica-se à escultura em madeira,pedra e gesso.Suas obras: Familia Enferma,Dois Seres,Mãe Preta,Bananal,Navio de Emigrantes,Guerra e Campo de Concentração.Osvaldo Goeldi-autor de diversas gravuras.Dedicou-se a xilogravura(gravura em madeira).

Nelson Rodrigues:dramaturgo que apresentava características expressionistas em seus textos,em suas peças teatrais.

Entendendo melhor sobre o EXPRESSIONISMO

O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. 


Principais características:
 * pesquisa no domínio psicológico;
 * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
 * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
 * pasta grossa, martelada, áspera;
 * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;
 * preferência pelo patético, trágico e sombrio